Apelido:
Senha:
 
>>> Esqueci minha senha
>>> Novos usuários, aqui!
 
[Ver todas as provas!]
   

LAGOA,  em frente ao Clube Caiçaras

Segunda a sexta - 6:30 às 9:00 h

Sábado - 7:00 às 10:00 h

 

LEBLON, final da ciclovia

Terça a Quinta - 19:30 às 22:00 h

Domingo 

Rodízio de local - 7:00 às 11:00h

 


Fórum FDV > Sobre Gatorade e Erosão Dentária (0 respostas)

ssperandei escreveu: 18/04/2009 às 15h49m

Fui questionado, recentemente, a respeito de uma notícia, veiculada no portal Terra (http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3686871-EI238,00.html). O título afirma que o consumo de bebidas isotônicas pode causar erosão dentária, condição degenerativa progressiva de destruição do esmalte dos dentes, que pode estar relacionada à ingestão de determinados tipos de bebidas. Citando um estudo apresentado em um meeting anual de pesquisa em odontologia, o autor da notícia descreve um experimento em que dentes bovinos foram mergulhados em água e em bebida isotônica, demonstrando maior erosão nos dentes que permaneceram mergulhados neste último líquido.

 

Tentei localizar o referido estudo, o que não foi possível ainda (trabalhos apresentados em meetings e congressos são mais difíceis de se obter), mas localizei um vídeo de um dos autores (https://www.nyu.edu/dental/news/nyucdtv/), citado na notícia do portal Terra, veiculado no endereço da Universidade de Nova Iorque, onde o mesmo apresenta experimento semelhante, mas incluindo outros tipos de líquidos, a saber: suco de tomate, refrigerante de cola, vinho tinto, chá preto, café e a já citada bebida isotônica. Os dentes permaneciam mergulhados nos líquidos por um período de sete (7) dias e os resultados mostraram que o vinho tinto e o chá preto são as bebidas que provocaram mais erosão nos dentes, seguidos pelo refrigerante, a bebida isotônica, o café e, por último, o suco de tomate. Assim, ainda que realmente as bebidas isotônicas tenham um potencial para provocar erosão dentária, outras bebidas cotidianas possuem potencial similar ou superior e mesmo uma bebida natural como o suco de tomate apresentou dano (ainda que pequeno) ao esmalte do dente.

 

No caso da bebida isotônica, o autor da notícia do portal Terra afirma que o efeito está relacionado à presença de ácido cítrico, entre outros. Devemos lembrar que o ácido cítrico é um acidulante e conservante amplamente utilizado na indústria de alimentos (sólidos, líquidos e em outros estados físicos). Por outro lado, um suco de laranja ou de abacaxi apresenta uma concentração de ácido cítrico superior ao Gatorade nosso de cada dia.

 

Portanto, ainda que as bebidas isotônicas possam, em longo prazo, favorecer o aparecimento de erosão dentária, esse efeito é menor do que o de outras bebidas cotidianas e parece ser bem limitado. Devemos lembrar que diferentes alimentos podem comprometer a saúde dos dentes: alimentos doces favorecem o aparecimento de cáries; alimentos ácidos favorecem a erosão dentária; alimentos muito duros também podem comprometer o esmalte dos dentes. Assim, o importante é mantermos a higiene bucal e a consulta regular ao dentista!

 

Esse texto não tem nenhuma intenção de distorcer os fatos a favor do Gatorade ou qualquer outra bebida isotônica!

 

 

Sandro Sperandei

 

 
 
Confira os últimos 5 tópicos do nosso Fórum:
POR: TÓPICO: ÚLTIMA MENSAGEM:
DIOGO TRANCOSO HILDEBRANDT Diogoth Asics Cumulus 21 tamanho 11,5 - VENDO (0) 19/12/2019 às 15h04m
Júlia Ribeiro Pires juliarpires Vendo ASICS KAYANO 24 - TAM 36 - R$450,00 (0) 01/11/2019 às 14h18m
Fábio da Silva Ferrão ferrao Vendo Garmin 910 XT - Apenas R$ 1.000,00 (0) 19/08/2019 às 12h03m
Marcelle Xavier Correia Rodrigues marcellerodrigues Compro Garmin 235 cor preta (1) 13/08/2019 às 20h06m
Mônica Ferreira Dias Moniquinha Bermuda Kailash (0) 01/05/2019 às 15h24m
ver todos os tópicos
Enquete FDV
Qual seu sabor preferido de Gatorade?
Limão
Tangerina


Ver Resultados
 
Asics Gatorade AC2M Dvitaminas Empório Jardim